Crónicas do Sol da meia noite (Tomo IV)

– Dia 3 [Estocolmo]

Fui de manhã com o Adler ao super mercado comprar uns iogurtes para o pequeno almoço, no regresso e ao olhar para o parabrisas do nosso Golf… uma multa… 100 euros… mais coisa menos coisa, mas pior que o valor ( que a dividir por 4 até não estraga totalmente o orçamento) era a hora em que os senhores resolveram passar por ali… 4 da manhã!!! mas esta malta não tem mais nada para fazer as 4 da manhã!!!

Tivemos portanto de arranjar um local para estacionar o carro durante 24h… existia um parquezinho a 3 euros por dia nas traseiras do edificio do Adler… se ao menos soubessemos… o curioso era que não eramos os unicos a ter prenda no carro… todos os carros a tinham…

Seguimos de seguida para o centro. Eu a Tine e o António fomos ver a camara municipal de Estocolmo, local onde se realiza o jantar de gala e o baile da entrega dos prémios Nobel. A visitar. Seguimos para o local que tinhamos combinado com o Jesper (que tinha ido ver a catedral). Tinhamos combinado numa praça onde estava uma estatua de um cavaleiro a comandar… o que parece é que existiam duas estatuas… uma de um cavaleiro a apontar outro a comandar… e em duas praças seguidas… brilhante… acabamos por nos encontrar e seguir para comer qualquer coisa num Mac. O António a Tine e o Jesper iam visitar o Vaasa (um museu sobre um barco monumentar que afundou após ser lançado ao mar e que esteve afundado durante 333 anos), eu que já o tinha visitado em 93, ia-me encontrar com o Adler para irmos ver o Museu Nordico.

O museu Nordico é engraçado, versa sobre toda a cultura nordica, modo de vida, tradições e costumes, pena é estar 95% em sueco… Porreiro foi apanhar uma exposição sobre a systembolaget a loja de alcool do estado. Depois deste museu voltamos a encontrar-nos todos e voltamos a separar-nos. Eu o António e a Tine fomos para o Skansen, o museu ao ar livre da cidade.

Que tem casas e quintas de toda a suecia… basicamente desmontaram-nas pedra por pedra ou tabua por tabua e reconstruiram-nas no mesmo local. Muito bom… Pena termos chagado tão tarde, que só vimos por dentro umas 5 ou 6 casas.

Dentro do Skansen existe também um Zoo… em que os animais tem tanto espaço que muitas vezes precisavamos de uns 10 minutos para os descobrir.

ursos bem disposto e habituados aos turistas

Mocho bem escondido… mas a 300mm não perdoa

Lobo com uma presa (este custou a descobrir, mas depois passou-nos mesmo à frente)

Regressamos cansados a casa, prontos para fazer o jantar, arrumara troxa e deitar cedo, que no dia seguinte tinhamos muitos Km para percorrer

This entry was posted on Tuesday, October 3rd, 2006 at 12:20 pm and is filed under Nórdicos, Viagens. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply