Crónicas do Sol da meia noite (Tomo V)

– Dia 4 [Estocolmo – Lulea – Jokkmokk]

Acordamos cedinho, arrumamos as ultimas coisas, tentamos colocar tudo dentro do carro, tomamos o pequeno almoço, despedimo-nos do nosso anfitrião e arrancámos rumo a norte. Ainda não tinhamos saido de Estocolmo e o Adler enviou-me um sms a dizer que me tinha esquecido do sabonete na casa-de-banho dele… o que vale é que tinha levado mais que um.

O destino era Jokkmokk, uma pequena localidada ligeiramente acima do circulo polar artico a meio caminho entre a Finlândia e a Noruega. É a Tine que guia, nem o António nem o Jesper têm carta de condução. O carro é um VW Golf de 91, que está nos trinques, apesar dos anos. Como somos 4, com mochilas, latas de coca-cola, tenda, etc… o carro estava um bocado “a raspar no chão”… algo que acontecia quando passavamos em lombas um pouco mais rápido.

As estradas na suécia são optimas. O piso náo têm buracos e os condutores são civilizados, apesar de também não respeitarem os limites de velocidade (geralmente 130km/h onde o máximo é 110km/h). Algo muito caracteristico e que já me tinha ficado retido quando da minha ida à Suecia pela primeira vez (em 93) é que na maioria das vias rápidas só existe uma faixa para cada lado e 2 grandes bermas. Quando um carro se aproxima de outro, o da frente desvia-se ligeiramente para a berma para o outro passar. Isto é que é civilização.

Paramos para almoçar junto a uma ponte suspensa brutal, e continuamos sempre para norte até Lulea (lê-se luleo). Aqui paramos na antiga Lulea, gammelstad (cidade velha). Uma vila espetacular, patrimonio mundial da UNESCO constituida por centenas de casas vermelhas de madeira que serviam para alugar aos antigos peregrinos da igreja local. No centro da vila estava uma concentração fantastica de carro classicos americanos. Impecáveis.

Corvette Stingray

Jantamos algures pela estrada num fast food chamado MAC… mas não era o Macdonads…
Cruzamos pela 1ª vez os 66º33’N e chegamos a Jokkmokk às 23:30. Acabamos de montar a tenda faltavam 5 minutos para a meia noite… e era de dia…

À meia noite

This entry was posted on Wednesday, October 4th, 2006 at 11:17 am and is filed under Nórdicos, Viagens. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply