dia 9 – [Trondheim]
Acordámos não muito cedo e seguimos para o centro da cidade. Era Domingo e o comércio estáva praticamente todo fechado. Não foi sequer facil encontrar um 7-eleven onde tomar o pequeno almoço.
Seguimos até ao rio que atravessa a cidade, passamos pela ponte antiga e daí para o forte que observa a cidade. De lá foi possível ver a maior catedral da Escandinávia. É realmente monumental.
Foi precisamente para onde nos dirigimos de seguida. e se de longe a catedral impressiona, então quando temos a fachada na nossa frente… o queixo cai-se-nos. A não perder.
Almoçamos no Mac. Naquela terra é complicado comer a um preço decente. A Tine tinha visto no guia que existia um skansen em Trondheim e insistiu bastante em irmos. Apenas o Jesper não tinha visto o de Estocolmo. Mas este possuia uma das mais antigas igrejas de madeira da Noruega, e não a podíamos perder.
Acabámos por “apanhar” um guia, pois as casas estão na sua maioria fechadas e a única forma de entrar nelas é com o guia. Um Skansen é um museu ao ar livre, tem casas tradicionais de toda a Noruega e os seus recheios são o mais parecidos com o original possível (quando não são mesmo originais). Era tão simples fazermos um museu destes por cá… e as nossas casas tradicionais variam tanto que seria mesmo muito interessante tê-las relativamente juntas. (o mais parecido que temos é o Portugal dos pequenitos)
Adiante, a igreja era muito simples, o museu, muito giro, o guia, excelente. Valeu Tine. Jantámos no parque de campismo, o dia seguinte ia começar cedo.