quando nos reunimos para decidir para onde queríamos ir na nossa viagem de finalistas, as opções eram várias, mas a decisão foi rápida e fácil.
porque além das sempre usuais praias de água tropical, da pulseirinha de bar aberto, das noites de temperatura mais que amenas e da humidade constante, existia um destino cuja realidade poderia mudar mais depressa.
CUBA!!!
Cuba enquanto governada por Fidel, sempre foi um país estranho, um país onde muitas das coisas pelas quais pagamos mais são realmente de borla, mas onde toda a população vive de senhas de alimentação, onde os resorts são oasis num deserto de pobreza.
As pessoas recebem-nos nas suas casas para jantar, e foi em Havana que apesar de me cruzar com 15 pessoas em sentido contrário numa rua à noite, sem iluminação, que apesar de me ter borrado todo, senti que não nos aconteceria nada e apenas ouvimos um “Hola” ou um “Noche”
O regime de Fidel é mau, oprime, castiga, rouba a liberdade, mas ao mesmo tempo educa, emprega, presta cuidados de saúde impares e mantém-se firme contra a maior potência mundial, num braço de ferro que quem paga é o povo.
E foi também esta umas das razões que nos levaram a Cuba, conhecer a Cuba de Fidel
Tudo isto para dizer que Fidel Castro abandonou a presidência e que, apesar de muito provavelmente nos próximos tempos nada mudar… encerrou-se um ciclo e ainda bem.
Espero um dia regressar e ver que aquela gente fantástica tem poder de decisão nos rumos do seu país, que o regime mudou mas que ao mesmo tempo se consigam manter longe dos vícios do capitalismo (sim acredito no pai natal)
O melhor de dois mundos é quase impossivel, mas…
Hasta Siempre Cuba
PS: fica aqui uma página que criei quando fomos a Cuba