Lisboa, pelos olhos de um turista

Há muito que tenho reparado na forma como vivo uma cidade e como vivo Lisboa (a minha). E as duas grandes diferenças que encontro são:

  • A pressa com que sempre andamos na nossa cidade
  • Olhar demasiado para baixo

e passo a explicar, quer seja a pé, de transportes públicos ou no meu próprio veiculo, quando circulo em Lisboa, tenho uma origem e um destino fixos, e quero chegar e fazer aquilo que me leva ao destino. Errado. Quando circulo, a maioria das vezes olho para o chão, pois quer no passeio quer na estrada há demasiados buracos para não o fazer… e quando é possível deito o olho, mas nunca acima do rés-do-chão. Errado.
Lisboa é uma cidade linda, temos prédios fantásticos, cobertos de azulejos, mansardas, candeeiros de ferro espectaculares, tudo isto aliado a uma luz e a um rio brutais… que mais se pode querer?

Por isso hoje e enquanto seguia para a fábrica da electricidade ver a exposição World Press Photo 2007, adoptei uma postura diferente.

A exposição é, na sequência das anteriores, muito boa e está aberta até dia 9 de Setembro e custa 3€.

Voltando à postura:

  • vidros e tecto abertos
  • muita calma
  • olhar sempre muito para os pequenos detalhes desta cidade
  • olhar muito para cima

3.jpg

Há muito tempo que não vinha a Lisboa

aqui ficam umas vistas… há mais no meu flickr
1.jpg 2.jpg 4.jpg 5.jpg6.jpg 7.jpg

This entry was posted on Sunday, September 2nd, 2007 at 10:52 am and is filed under Dia-a-dia, Lisboa, Viagens. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply