Na contra capa:
“Prove MONDOVINO mesmo que não perceba nada de vinhos. Parece ser uma viagem à volta do mundo dos vinhos, mas é uma volta ao mundo… num copo de vinho.
É um filme os que insistem em encarar o mundo em toda a sua diversidade e em toda a sua riqueza. Obrigatório ver, comentar e discutir.” David Lopes Ramos in Publico
Não sendo um grande especialista em vinhos, gosto cada vez mais. E gostar, ou querer gostar, implica ir lendo umas coisas, vendo uns filmes e sobretudo provando muito (cuspindo ou bebendo mesmo). Este filme fez também parte dessa aprendizagem, e gostei muito.
É um documentário. Com pessoas reais, pequenos e grandes produtores, do novo (EUA, Brasil e Argentina) e do velho mundo (França e Itália), com o chefe da divisão da Christie’s e com um dos maiores consultores de vinho do mundo, e com o inevitável Robert Parker.
Muito ficou por mostrar muita coisa, incluindo os vinhos do nosso jardim à beira mar plantado e dos nosso vizinhos do lado, que cada vez mais dão cartas a nível mundial, bem como aqueles produzidos no Chile, na África do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia.
Ficam no ar algumas acusações ao Parker, sobre a forma como as suas pontuações influenciam as vendas a nível mundial e de como dessa forma foi possível colocar os vinhos de Napa Valley no mapa, forçando o gosto pelos aromas a carvalho americano, em detrimento dos vinhos franceses . E de como ao Classificar um vinho Italiano como o melhor do mundo deu um empurrão aos Mondavi e aos Barões de Mouton Rothschild.
na minha opinião 9/10