Picos da Europa (tomo III)

9-8-2007

Mais um dia, em que o despertador tocou e que nos foi complicado levantar. O programa do dia era, subir até à aldeia de Bulnes de forma a podermos ver mais de perto o espantoso Naranjo de Bulnes, um dos muitos picos com mais de 2500m do maciço central dos picos da Europa.


Não sendo necessáriamente o mais alto, foi o ultimo a ser conquistado, já na década de 20 do século passado.

Depois desta subida iríamos, até Covadonga e daríamos um salto até aos lagos.


Bulnes é uma das poucas aldeias de Espanha que não possuiu estrada, mas mais impressionante é que apenas no ano 2000 foi inaugurado o funicular que permite aos habitantes (e aos turistas) chegarem lá em apenas 10 minutos (e 12€ pelo menos para os turistas). Antes de 2000 só mesmo pelo caminho que tomámos, sempre a subir, e aos S’s.


O porquê de encavalitar uma aldeia no cimo de uma serra onde não é possível chegar por estrada deve-se à excelência de pastos para as cabras, essenciais no fabrico do conhecido queijo de cabrales (que btw está ali no frigorífico à espera de ser devorado)

A subida não é demasiado longa, em 1h30 com muitas fotos pelo caminho estávamos no centro do pueblo de Bulnes, sentados numa das mesas do café principal a provar umas patatas bravas.


Depois de umas fotos ao Naranjo, voltamos a descer até Poncebos e daí até Arenas onde despachamos um chorizo al sidra e qq coisa com queijo de cabrales.


Seguimos para Covadonga, demos uma volta, o Manuel tirou uma foto ao mosteiro e estacionamos o carro num nos muitos parques destinados aos turistas que querem ir aos lagos.


Durante o mês de Agosto e durante a Semana Santa, o acesso aos lagos está interdito por automóvel entre as 10:00 e as 20:00. Para isso foram criados uma serie de parques de estacionamento e de 5 em 5 minutos parte um autocarro para os lagos. Decididamente nunca vi tantos autocarros na minha vida, mas aprovo a iniciativa.


Jantámos em Cangas de Oniz e acho que nunca comi tão mal em Espanha, Calamares à americana e uns revueltos de qq coisa. Regressamos a campo e dormimos com o mesmo rio Cares aos nossos pés

This entry was posted on Friday, August 17th, 2007 at 8:52 am and is filed under Espanha, Fotografia, Viagens. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

One Response to “Picos da Europa (tomo III)”

  1. rita Says:

    olá, achei imensa graça à forma como este blogues se encontrou comigo…estava eu desesperadamente à procura de uma receita em condiçoes de patatas bravas e eis o que vem ao meu encontro!!!! Até porque em 2006 fiz exactamente este mesmo percurso e espero fazê-lo este ano novamente….

    gostei,
    parabens,
    Kat

Leave a Reply